Eis o que sabemos sobre a dependência da nicotina:
Enquanto é estimado que os cigarros tem cerca de 4.000 produtos químicos em sua composição, sendo que pelo menos 51 deles são agentes causadores de câncer, a nicotina é o principal responsável pelo seu vício. Este produto químico não apenas entra no corpo e causa câncer, a nicotina atinge o cérebro e altera a sua química, mudando a forma como você pensa e sente. Como a nicotina faz isso? Aumentando a quantidade de dopamina no cérebro.
A dopamina é um composto químico natural, produzido pelo corpo humano, responsável pela sensação de prazer. É produzida no cérebro, resultando em sentimentos de intenso prazer e relaxamento. Se você se sentir bem depois de fumar um cigarro, isso é parte da razão pela qual o cigarro vicia. O cigarro aumenta de forma exponencial a dopamina disponível no cérebro. Isto significa que, quando você fuma, você pode ser inundado com sentimentos prazerosos. Mas eles não são naturais, são criados quimicamente. Um dos danos da cerebrais atribuído a nicotina é a diminuição da capacidade do seu cérebro de regular naturalmente a produção de dopamina.
Quando um fumante inunda o cérebro com dopamina, como quando usa a nicotina do cigarro, seu cérebro 'pensa': "Eu não preciso produzir tanta dopamina... o cérebro já está se afogando em dopamina." Então, entre um cigarro e outro, o cérebro tem um déficit de dopamina, sendo inundado de dopamina quando o fumante acende outro cigarro.
Um dos maiores efeitos colaterais de deixar de fumar é o mau humor ou irritabilidade, e essa conexão com a dopamina pode explicar o porquê. Assim, lutar contra o mau humor e a irritabilidade, é apenas um degrau que pode contribuir para o abandono do tabagismo.
O consumo de frutas e legumes aliado a pratica regular de exercícios também é de grande ajuda para aqueles que querem parar de fumar naturalmente. Realmente, é muito simples. A má alimentação e o sedentarismo podem causar doenças muito mais graves do que o mau humor e a dependência de nicotina. Cuidar da saúde em geral, objetivando corpo e mente saudável, é a melhor maneira para evitar todos efeitos desagradáveis do tabagismo.
Sabemos ainda que é possível aumentar os níveis de dopamina através de alimentos e atividade saudável. Alimentos como sementes de girassol, bananas e até mesmo a cafeína (encontrada no chá verde natural ou em quantidades moderadas de café) pode estimular a produção de dopamina, juntamente com o exercício físico. Ao decidir parar de fumar, seu cérebro vai levar algum tempo para se recuperar da falsa sensação de prazer que você estava acostumado. Esteja preparado para isso e lute naturalmente.